21 de novembro de 2023 Por Daniela Ramos Comentário(s)

Começam as comemorações dos 100 anos da Ames

No último dia 10 de novembro, a Associação Médica do Espírito Santo (Ames) iniciou as comemorações de seu centenário com a reinauguração do auditório Dr. Luiz Buaiz e o lançamento do livro “Ames 100 anos: percursos e perspectivas”. O evento, que aconteceu na sede da Ames em Bento Ferreira, na capital, contou com a presença ilustre de diversos presidentes de sociedades de especialidades médicas e médicos pioneiros da associação.

O auditório, agora renovado, representa um marco estrutural para a associação, proporcionando um espaço moderno e adequado para a realização de eventos científicos, culturais e diversos encontros. A reforma da sede reflete o comprometimento da Ames em oferecer um ambiente propício para o desenvolvimento e integração da comunidade médica capixaba.

O presidente da Ames, Dr. Leonardo Lessa, destacou os desafios enfrentados ao longo de seus seis anos de gestão. Ele ressaltou a importância da associação como uma ponte de integração, especialmente durante a pandemia. “Em momento nenhum nos negamos a essa postura. Deixamos um legado estrutural dentro da associação, um novo espaço para o médico capixaba, fortalecendo a comunicação com a sociedade e entre os profissionais de saúde”, afirmou.

O médico Hélio Barroso dos Reis, ex-presidente da Ames e autor do primeiro livro da instituição, expressou sua emoção ao ver a associação atingindo seu centenário. Ele enfatizou a importância de trabalhar em equipe e de ver a história da Ames sendo perpetuada. “Eu represento o presente e o passado, mas o futuro está nas mãos dos jovens”, disse.

O livro “Ames 100 anos: percursos e perspectivas” foi elaborado pelo professor José Antonio Martinuzzo, que compartilhou detalhes sobre o processo de criação. “O livro abrange a trajetória de 100 anos da Ames, registrando o passado, o presente e vislumbrando o futuro com um planejamento estratégico específico para os próximos anos. Esse último não é uma mera divagação, mas sim um capítulo que traz um planejamento estratégico específico para definir os primeiros passos do segundo centenário que começa agora”, frisou.

Destacando a importância do planejamento estratégico para o futuro da Ames, Margô Devos, CEO da Autêntica Comunicação, falou sobre o trabalho conjunto realizado para garantir um futuro sustentável para a organização. “O foco é trazer os médicos de volta para a Ames, reforçando que a associação é a casa deles, um local legítimo para participar, promover discussões científicas e encontros.”

A celebração do centenário da Ames não apenas honrou o passado glorioso da associação, mas também lançou as bases sólidas para um futuro promissor, reafirmando o compromisso com a comunidade médica e a saúde no Espírito Santo.