2 de outubro de 2019 Por Daniela Ramos Comentário(s)

A Ames no outubro rosa

O mês de outubro se inicia com a campanha “Outubro Rosa – Mês de prevenção ao Câncer de Mama”, cujo principal objetivo é a conscientização e a disseminação de informações que aumentem o conhecimento e diminuam o temor sobre a doença.

 

Atualmente dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) mostram que um em cada três casos pode ser curado se for descoberto logo no inicio. Por isso, ter as informações necessárias para descobrir a enfermidade é fundamental.

 

As ações da campanha normalmente são a iluminação de monumentos históricos com a cor rosa, distribuição de lacinhos, e principalmente a divulgação, através de panfletos e cartilhas, sobre o autoexame e outros dados que podem detectar a doença precocemente.

 

Neste ano de 2019 a Associação Médica do Espírito Santo (Ames) abraça essa causa através da Dra. Mirela Pretti, que recentemente foi diagnosticada com um tipo agressivo de câncer de mama. A Dra. Mirela acredita que a divulgação do seu caso pode ajudar a alertar várias pessoas, pois todas as mulheres, inclusive as médicas, podem ser acometidas pela doença.

 

Sem condições para arcar com todas as despesas de seu tratamento, já que necessita de medicamentos de alto custo, um grupo de amigos de Dra Mirela, composto em sua maioria por médicos, se reuniu para fazer uma “vaquinha online“, que pode ser acessada no link a seguir: https://bit.ly/2pipezU Participe você também e contribua.

Cartilha de Prevenção ao Câncer de Mama do INCA