5 de junho de 2020 Por Daniela Ramos Comentário(s)

ESPÍRITO SANTO RECEBE DOAÇÃO DE 2 MIL FACE SHIELD PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE

A Associação Médica do Espírito Santo (Ames) distribuiu 2 mil protetores faciais do tipo face shield em 20 unidades de saúde em quatro cidades no Espírito Santo, doados pela Associação Médica Brasileira (AMB) em parceria com a Ambev, que produziu os materiais, e DHL, que ofereceu apoio logístico e realizou a entrega para o estado.

“Na batalha contra o coronavírus é preciso defender a vida de todos e profissionais de saúde merecem atenção redobrada, por estarem expostos diariamente e poderem se tornar os disseminadores do vírus no ambiente hospitalar, caso o contraiam”, ressalta Leonardo Lessa, presidente da Ames. A diretora de operações da DHL Claudia Souza comentou a oportunidade em participar da ação “As máscaras fazem parte do EPI essencial para nossos profissionais da saúde, que estão trabalhando incansavelmente para salvar vidas e nós estamos felizes de contribuir com esta nobre missão, com paixão e agilidade”, diz.

A Ambev está produzindo 3 milhões de Face Shield a partir de garrafas PET, utilizando o mesmo material usado nas embalagens de refrigerantes. Além da DHL, a AMB conta com o apoio das empresas WRJ, Fedex e BBM para o suporte logístico e distribuição em outros estados.

Quase 70% das denúncias recebidas pela AMB apontam deficiência em óculos ou Face Shield. Ao todo, 25 mil máscaras Face Shield serão doadas para mais de 150 unidades de saúde em todo o Brasil, por meio das federadas da AMB.

“A falta de EPI não só ocasiona a doença nos profissionais de saúde, como também pode gerar um colapso no sistema. O médico contaminado passa a ser um vetor de transmissão”, comenta o vice-presidente da AMB, Diogo Sampaio.

Desde o dia 19 de março, a AMB recebeu mais de 3.600 denúncias de falta de EPI para o enfrentamento à Covid-19 e 70% apontam deficiência em óculos ou Face Shield. Denúncias podem ser realizadas em: https://amb.org.br/epi/.